Pós-operatório da cirurgia bariátrica.

Depois de todo o procedimento do pré-operatório feito, a cirurgia autorizou a operação. Vem agora o pós-operatório, caso a foi optado por colocar a banda gástrica ajustável é a mais simples, pois o paciente sai do centro cirúrgico direto para o quarto, permanece com o soro e aceitando alimentação liquida, e pode ter alta no da seguinte da operação caso esteja tudo bem.

Na cirurgia de Capella-Fobi, ao sair do centro cirúrgico o paciente é encaminhado para o local onde possa ser acompanhado por médicos e enfermeiros, depende do hospital, uns colocam o paciente no CTI e outros na sala de recuperação pós-operatória. No primeiro dia o paciente fica com o soro e não recebe nenhum tipo de alimentação. No dia seguinte já pode ir para o quarto caso ocorra tudo certo, permanece com o soro e inicia a dieta liquida. Nesse período já estará sem a sonda na bexiga, poderá andar e ir ao banheiro normalmente, vale lembrar que a movimentação fora do leito é muito importante para a recuperação. No dia seguinte se o paciente aceitou bem a dieta liquida, já poderá ficar livre do soro. E no próximo dia já terá alta hospitalar, completando três dias de internação.

“Devemos lembrar que a medicina não é uma ciência exata e o que está descrito acima vai ocorrer com a grande maioria dos pacientes. No entanto, alguns podem ter que permanecer mais dias internados e outros podem ter alta mais cedo.”

A dor pós-operatória normalmente é de muito pouca intensidade uma vez que é feita uma analgesia peri-dural que praticamente impede dor nas primeiras 24 horas. A dor após este período é de menor intensidade e é resolvida com administração de analgésicos.